fisioterapia-esportiva-por-que-todo-atleta-deveria-fazer-20190212154033

Fisioterapia Esportiva: Por que todo atleta deveria fazer?

Quando se pensa em fisioterapia esportiva, é comum que associemos o termo com o tratamento e a recuperação de lesões musculares, traumas ou cirurgias – de pessoas comuns a atletas profissionais – por meio de procedimentos fisioterapêuticos que ajudem o atleta na sua reabilitação.

De fato, é uma área da saúde que trabalha a reabilitação, mas ela pode proporcionar muito mais benefícios para esportistas, seja no seu desempenho ou na prevenção de lesões e outros problemas. Neste artigo, você vai entender um pouco mais sobre esse método terapêutico e por que todo atleta deveria fazer.

O que é a fisioterapia esportiva

A fisioterapia esportiva é uma ciência focada na avaliação, na prevenção, no tratamento, na reabilitação e no aprimoramento do desempenho de atletas profissionais, amadores ou pessoas fisicamente ativas das mais variadas modalidades.

Por meio de exercícios e métodos terapêuticos aplicados de acordo com o organismo e a necessidade física de cada pessoa, essa área da fisioterapia procura desenvolver movimentos gestuais, aspectos funcionais, biomecânicos e qualidade musculoesquelética para não somente tratar lesões, mas também prevenir problemas e corrigir movimentos e outros aspectos fundamentais para a prática saudável de cada modalidade esportiva.

Como é feita

Basicamente, as primeiras sessões de fisioterapia esportiva são utilizadas para se fazer uma avaliação inicial do atleta. Nelas, é possível verificar sua atual condição física, além das possíveis limitações, queixas e quadros de dor.

A partir dos resultados obtidos nessa avaliação, o fisioterapeuta tem a capacidade de avaliar o quadro e trabalhar com foco em um objetivo a curto, médio e longo prazo, seja ele na recuperação física, atuando na causa da dor ou na disfunção  do movimento, na correção de postura, na melhora do movimento gestual  e no desempenho de cada modalidade esportiva, entre outros.

Para isso, são aplicados exercícios físicos de baixo impacto, inicialmente, a fim de melhorar a amplitude e a mobilidade ou trabalhar partes específicas do corpo cujo desenvolvimento precisa ser estimulado, como forma de proporcionar equilíbrio e força.

Por que todo atleta deve fazer

Atletas profissionais, amadores ou até pessoas fisicamente ativas expõem seus músculos e suas articulações a um nível alto de força e impacto todos os dias. Dessa forma, todos correm risco de sofrer lesões que podem atrapalhar sua performance ou mesmo interromper sua carreira.

Com a fisioterapia esportiva, o atleta recebe a orientação adequada para executar de maneira mais adequada os movimentos necessários para melhorar seu desempenho com o máximo de rendimento e evitar possíveis problemas em seus músculos ou articulações.

Da mesma forma, a fisioterapia esportiva é essencial para a recuperação do atleta em caso de lesões, de forma que os procedimentos terapêuticos sejam feitos a fim de tratar o problema da forma mais eficiente possível, sem comprometer a sua integridade física e psicológica.

Como escolher um profissional

Para escolher o fisioterapeuta esportivo adequado às suas necessidades, é essencial que esse profissional seja formado em Fisioterapia e tenha especialização na área esportiva e/ ou que  tenha formação e conhecimentos em técnicas afins e com registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito). São garantias básicas para saber se ele está habilitado a oferecer o diagnóstico e o tratamento adequado para sua condição.

Acesse nosso site: www.soniatakara.com.br e conheça mais sobre os serviços que temos à sua disposição. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo telefone 11 4777-9311 ou wattshapp: 11 99935-4370

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Fechar Menu