Terapias Posturais

A postura correta traz inúmeros benefícios para a sua saúde e pode evitar diversos problemas

Grande parte dos problemas de dor são decorrentes de má postura. Além disso uma boa postura traz inúmeras vantagens à saúde como menor sobrecarga nos músculos e na coluna vertebral e até mesmo melhora da respiração, circulação e digestão com menor gasto energético. Para isso, a Clínica Sônia Takara oferece uma série de técnicas para a reabilitação e correção postural.

Reeducação Postural Global - RPG

O método R.P.G busca tratar as desarmonias do corpo humano como um todo e ao mesmo tempo se baseia na individualidade (cada ser é único e reage de forma diferente), na causalidade (observação da relação causa / consequência ) e na globalidade ( o corpo deve ser tratado como um todo). O paciente é colocado em posturas do R.P.G.)  de forma que a partir delas, sejam feitas manobras de ajustes com objetivo de reequilibrar o tônus muscular, eliminando as tensões dos grupos musculares.

Apresenta como benefício correção postural e alterações do sistema músculo-esquelético; melhora da consciência postural; aumento da capacidade respiratória; alívio de dores; promove relaxamento; aumento da flexibilidade e melhora  do tônus muscular , entre outros. Essa técnica busca atender não só pacientes com problemas físicos, como também aqueles que procuram desenvolver um melhor equilíbrio e harmonia do seu corpo.

RPG - Sistema Australiano

O RPG é uma técnica australiana, para tratamento da dor e do desconforto causados pela má postura.  Associado em conjunto com outras técnicas de terapia manual, proporciona o alívio das dores nos músculos, nas articulações, melhora da respiração e realinha a coluna, proporcionando funcionalidade e liberdade de movimentos.

Tem como objetivo a reeducação postural estática e dinâmica; trabalha o alongamento, o fortalecimento e o controle motor; reequilibra os músculos locais; e aumenta a estabilização da coluna vertebral. Também melhora a consciência corporal, durante as atividades da vida diária como no trabalho, atividades domésticas, lazer, esportes etc.

O RPG trata o indivíduo e não a doença, ou seja, não apenas aliviando a dor, mas tratando diretamente a causa.

Este método é indicado para todas as idades, para a prevenção e tratamento de dores decorrentes de cervicalgia, lombalgia, dorsalgia, lombociatalgia, alterações posturais (escoliose, hiperlordose, hipercifose), alterações joelhos (valgo, varo, hiperextensão), pés. Além das doenças ocupacionais, como LER/DORT (tendinites; bursites, ombro instável; hérnia de disco entre outros); dores crônicas de cabeça; torcicolos; joelhos e pés; espondilolistese (deslizamento de vértebras); etc. Ainda, atua na prevenção dos processos degenerativos articulares.

Cadeias Musculares - Método Busquet

Desenvolvido na década de 70, pelo fisioterapeuta francês Leopoldo Busquet, as cadeias fisiológicas musculares são circuitos anatômicos através das quais se propagam as forças organizadoras do corpo. O grande interesse desse método é o de integrar toda a anatomia da cabeça aos pés valorizando a relação contentor-conteúdo, entre o musculoesquelético e o visceral. 

É  baseado em um exame completo que coloca em evidência os pontos de tensão nas diferentes partes do corpo, ao nível de cada uma das cadeias. É um método de tratamento manual: para liberar as zonas de tensão; devolver uma boa mobilidade tecidual nas diferentes cadeias; devolver uma melhor função dinâmica; devolver uma melhor estática.

O método é indicado para:

  •  Idade: recém- nascidos (deformações, torcicolo congênito, estrabismo, regurgitações, choros, sono.
  • Crianças apresentando deformações: pés, joelhos, cifoses, lordoses, escolioses, deformações torácicas, dores de crescimento entre outros.
  • Esportistas para tratamento, prevenção de lesões e melhora de performance.
  • Idosos, sedentários, com finalidade de atenuar as disfunções físicas, orgânicas, assim como os efeitos da artrose.

Link: Metodo Busquet

Isostretching - A Ginástica da Coluna

O método Isostreching, desenvolvido pelo francês Bernard Redondo, vem sendo aplicado no Brasil desde 1994.

O  Isostreching consiste em uma ginástica terapêutica composta por exercícios que permitem simultaneamente alongar e fortalecer isometricamente os músculos do corpo atuando na prevenção e no tratamento das alterações osteomusculares.

Os exercícios são posturais, globais e eretos.

Posturais, porque a maioria dos exercícios são executados dentro de uma posição vertebral correta;

Globais, porque o corpo todo trabalha a cada exercício, principalmente a coluna vertebral, região pouco trabalhada nas diversas atividades físicas e que é, no entanto, a causa da maioria dos nossos males;

Eretos, porque solicita a coluna vertebral em autoengrandecimento, trabalhando inclusive a musculatura mais profunda da coluna.

Por que praticar o Isostreching?

A técnica ajuda a aumentar a força muscular e como não tem impactos, não causa lesões musculares. Recomendado para todas as idades e tipos físicos, pois a força das contrações isométricas do alongamento é controlada e estabelecida de acordo com a potência muscular de cada um, a pessoa trabalha dentro do que o seu corpo suporta.

Realiza-se um trabalho de conscientização corporal, em que o indivíduo passa a conhecer seus próprios limites. As posturas são feitas com o paciente sentado, deitado e em pé, trabalhando a respiração simultaneamente.

Benefícios

Correção da postura, melhora a flexibilidade e o alongamento da musculatura, fortalece isometricamente a musculatura, melhora a condição física, aumenta a conscientização corporal; diminui as tensões musculares promovendo bem –estar e qualidade de vida, entre outros.

Escola da Coluna – Reeducando sua Postura

Você sabia que as dores e o desconforto da coluna vertebral atingem cerca de 80% das pessoas? E isso pode se agravar ainda mais, com o avanço  da idade. Com base nessas informações a equipe Sônia Takara desenvolveu um programa para você!

A 1ª Escola da Coluna foi criada na Suécia em 1969, um programa idealizado pela Fisioterapeuta Mariane Forssel, originalmente denominado “Back School”. Esta espalhou-se por diversos países do mundo e em cada um deles o programa foi adaptado às necessidades locais. É um método de treinamento  postural utilizado na prevenção e tratamento de pacientes com dor lombar, onde eram aplicados uma base teórica e a outra, a prática de exercícios terapêuticos para a coluna. O objetivo deste método é fornecer as pessoas conhecimentos que tragam benefícios para a saúde da coluna vertebral, diminuindo o retorno da dor e cirurgias precoces. Acreditamos que, para tentar diminuir a alta incidência de doenças causadas pela má postura, é necessário um trabalho de reeducação postural, atuando principalmente no preventivo e possibilitando a mudança de hábitos inadequados. A educação postural possibilita qualquer pessoa a evitar lesões no seu dia-a-dia e em qualquer ambiente profissional.

Agende uma Consulta

Entre em contato com conosco para agendar uma consulta ou para tirar dúvidas sobre o nosso atendimento. 

Fechar Menu