Massagem Terapêutica

As técnicas de massagens podem trazer inúmeros benefícios à saúde, além do bem-estar.

Massagem é a prática de terapia manual através de técnicas de deslizamento, fricção e amassamento sobre tecidos macios do corpo (por ex.: músculos, fáscias etc),  para estimular a circulação sanguínea, a mobilidade, a elasticidade ou alívio de determinadas dores corporais, fortalecer o sistema imunológico, beneficiar a eliminação de toxinas; além de aliviar as tensões físicas e mentais.

Ela reúne várias técnicas, cada qual com seu objetivo.

Massagem Relaxante

A massagem relaxante beneficia a flexibilidade e aumenta a circulação, e do ponto de vista psicológico criam uma sensação de bem-estar e alegria. A massagem relaxante antiestresse ajuda a acalmar o corpo e a mente. Acalmar o corpo é acalmar a mente, e uma das maneiras de se obter isso, é por meio da massagem relaxante, que proporciona o relaxamento e o alívio do stress e das dores. A massagem relaxante promove a melhora na circulação sanguínea, aumenta o fluxo de nutrientes, remove catabólitos e metabólitos (substâncias tóxicas das células) prejudiciais ao organismo, além de aliviar a dor e facilitar a atividade muscular.

Massagem Desportiva

A massagem desportiva utiliza-se de uma série de técnicas que adotam o deslizamento, amassamento, percussão, fricção e a vibração para prevenir e reabilitar atletas e esportistas O objetivo da massagem desportiva é aumentar a circulação sanguínea e ajuda a eliminar as toxinas acumuladas após o exercício físico, resultando em uma recuperação mais eficaz depois de seu treino. A massagem tem atuação direta na área a ser a resolvido o problema na musculatura, tendões ou articulações.

A massagem desportiva nas diversas modalidades esportivas (tenista, futebol, basquete, Volei, corredores entre outros) é realizada com rigor e movimentos rápidos para causar os efeitos benéficos de:

• Aumento da quantidade de sangue no local que está sendo massageado.
• Aumento da temperatura do corpo
• Aumento de atividade cardiovascular
• Liberar adrenalina
• Preparar os músculos do corpo para a atividade física
• Diminuir os riscos de lesões
• Desintoxicar o corpo

Após os exercícios, dá ênfase às terminações nervosas sensitivas da pele o que provoca uma analgesia. Ajuda na melhoria do fluxo de circulação arterial, onde facilitará à venosa e a linfática ajudando na eliminação de toxinas do corpo como por exemplo o ácido lático, que se presente no corpo daria fadiga muscular e as dores, que são causadas pelo esforço físico durante o seu treino esportivo. Além dos nódulos de tensão que também podem ser eliminado através da massagem desportiva.

Drenagem linfática

É uma técnica de terapia corporal, que auxilia, otimiza e facilita a circulação da linfa e a expulsão desta, junto com microrganismos e substâncias não necessárias ao corpo. A Drenagem Linfática Manual é um método de massagem especializado que tem como objetivo a estimulação das funções do sistema linfático. A Drenagem Linfática Manual, quando estimula o sistema linfático, atua pelas suas funções relaxante, drenante e analgésica, mas são as características terapêuticas as mais importantes.

Indicações: Pré e Pós operatórios de cirurgias plásticas, ortopédicas, edemas, problemas circulatórios, celulite entre outros.

Massagem Reflexa

Baseia-se nas relações reflexas do organismo, considerando que essa forma de massagem produz efeitos reflexos ao organismo, focando nas respostas involuntárias do corpo, tendo grande influência no sistema simpático e parassimpático.

Podem ser encontradas relações reflexas na direção vísceras-pele, onde a reação reflexa é capaz de exibir as condições das vísceras e, também na direção pele-vísceras. Onde a reação reflexa tem um efeito terapêutico.

  • Reflexos

Quando um estímulo é aplicado sobre o organismo, este reage com uma resposta voluntária ou involuntária. As reações involuntárias geram alterações que não podemos controlar como mudança de temperatura e de pressão arterial, esta resposta é chamada de reflexos. Os reflexos fazem parte do nosso sistema homeostático, que tem a finalidade de manter nosso organismo íntegro e em equilíbrio.  Ao serem estimulados os receptores presentes em nossa periferia, como por exemplo, a pele, transmitem as informações aos neurônios aferentes e estes ao sistema nervoso central (cérebro e coluna vertebral). O sistema nervoso central interpreta o sinal e faz com que o corpo tenha uma reação reflexa de proteção.

  • Benefícios

Aumento do metabolismo simpático, melhora no funcionamento visceral, relaxamento dos músculos, aumento na nutrição tecidual, alívio de dor e aumento na mobilização articular.

  •  Indicações

A massagem reflexa por promover uma ação relaxante ao organismo é indicada para aliviar tensão muscular, dor e estresse.

 Liberação Miofascial

A Liberação Miofascial é uma técnica de massagem que aplica pressão em alguns pontos do corpo, em especial das fáscias, uma lâmina de tecido, extremamente resistente e elástica, que recobre todos os músculos do corpo, logo abaixo da pele, e permite o deslizamento perfeito dos músculos durante os exercícios.

objetivo da liberação miofascial é ter uma melhor interação entre a fáscia e músculo, criando uma mobilidade melhor do músculo tratado, prevenir lesões musculares, aumentar o suporte sanguíneo, recuperação muscular mais rápida e diminuição de dores.

Mas o que é fáscia?

Todo o corpo é estruturado e envolvido pelo tecido conectivo, ou fascia, criando um continuum estrutural que dá forma e função a cada tecido e órgão. 

 “Fascia inclui todo o tecido colagenoso fibroso que pode ser um elemento tensional da rede de transmissão de força que envolve todo o corpo”. Uma de suas características importantes é que ela se modifica em consistência quando submetida a estresse e pode, aumentar sua elasticidade quando submetida à tensão.

Formada principalmente por células (metabolismo), fibras (elasticidade) e substância fundamental (viscosidade), a fascia é um dos 4 grandes tecidos do corpo, junto com os musculares, nervosos e epiteliais.

Diversas formas de dor estão relacionadas à  fascia, bem como estados de humor tal qual depressão, síndrome do intestino irritado, ou de prazer e bem estar.

Pompage

Pompage são manobras utilizadas para relaxar a musculatura em torno das articulações. Estas manobras são realizadas de forma precisa e têm determinadas características que proporcionam relaxamento da musculatura estática.

As pompages facilitam consideravelmente as mobilizações articulares na recuperação funcional; no sentido da descompressão têm como objetivo principal a recuperação dessa frouxidão fisiológica, permitindo a fisiologia ligamentar. 

Agende uma Consulta

Entre em contato com conosco para agendar uma consulta ou para tirar dúvidas sobre o nosso atendimento. 

Fechar Menu