x-beneficios-que-o-pilates-traz-para-a-mente-e-para-o-corpo-20180809145410.jpg (3)

9 benefícios que o pilates traz para a mente e para o corpo

Concentração para realizar os exercícios, controle para aperfeiçoar a coordenação motora e as contrações musculares, precisão para que haja equilíbrio dos músculos trabalhados, centralidade para estabilizar o tronco e fortalecer a musculatura, respiração para evitar o desgaste e a fluidez com o objetivo de dar leveza aos movimentos.

Esses são os seis princípios básicos do Pilates, ou em seu nome original “Contrologia”, que tem como significado o controle do corpo e da mente. Seus benefícios são tamanhos e bastante significantes a fim de que se tenha qualidade de vida, saúde melhor e mente saudável. A cada movimento, um aprendizado, uma melhoria. A restauração do corpo e da mente. Para conhecer sobre o poder do pilates, te apresentamos nove de seus benefícios:

Auxilia no emagrecimento

Como toda prática de exercício aeróbico resulta em perda de calorias, o pilates funciona de igual forma, ajudando na perda de peso. Aqueles que procuram vencer o sedentarismo encontram nos treinos a oportunidade de trabalhar a musculatura, eliminando as calorias e os quilinhos a mais.

Os resultados sempre variam de pessoa para pessoa, como também pela quantidade de aulas por semana que você pratica, sem deixar de ter uma atenção especial à dieta que adota durante esse período. Mais do que perder peso, o pilates te ajuda a ter uma vida muito mais saudável.

Controle da ansiedade e depressão

Ao menor sinal dos sintomas da depressão e ansiedade, uma mudança de vida é requerida. Os sinais podem ser minimizados quando, ainda nos primeiros estágios, a pessoa se propõe a alterar seu estilo de vida. O pilates pode ser um dos grandes aliados, sendo bastante indicado pelos médicos, nesse sentido.

Os benefícios são bastante significativos e a própria biologia explica, uma vez que os exercícios são pautados em controle da respiração e movimentos lentos. Assim, os hormônios do estresse têm seu fluxo diminuído e a doença também. Em contrapartida, cabe destacar que toda atividade física produz serotonina, responsável pela felicidade e pelo aumento da sensação de bem-estar.

Tonifica a Musculatura

Para os que praticam o pilates com mais intensidade, um grande benefício é o trabalho com a musculatura, pois o fortalecimento físico irá se desenvolver. Logo, os músculos começam a ficar torneados e tonificados. Esse fortalecimento é ótimo para aqueles que praticam outras atividades físicas além do pilates, como um esporte, porque combinado a outra prática atua como um ótimo exercício de preparação e recuperação da musculatura.

Trabalha os problemas de postura

Muitas vezes, absorvidas pelas atividades do dia a dia, as pessoas não dão atenção a postura como deveria. Movimentos repetitivos e mal equilibrados causa dores e desgastes das juntas. A coluna acumula as tensões e o peso, que se não for cuidada com atenção, pode levar a algo mais significativo no futuro.

O pilates pode ser um grande auxiliador para a correção da postura, uma vez que promove movimentos de alongamento e flexibilidade, reabilitando a musculatura e o posicionamento dos ossos na área da coluna. Manter a coluna ereta é evitar problemas futuros e o pilates pode ajudar, porém se permanecerem as dores e os desvios, o aconselhável é procurar um médico especializado.

Benefícios para a respiração

Observar para que se tenha uma melhor respiração não traz somente melhora na capacidade de fornecimento de oxigênio ao corpo, é preciso ter atenção a ela quando se pratica exercícios. O resultado da boa respiração e, consequentemente, do controle da musculatura durante o pilates, faz com que os efeitos das atividades durem mesmo depois dos exercícios, potencializando-os.

Portanto, durante os movimentos, a respiração deve ser profunda e seguida de uma expiração forte. A coluna se estabiliza, também ajudando a postura, as dores musculares são reduzidas e os rendimentos durante os exercícios melhoram.

A boa respiração ainda faz com que a pessoa tenha mais disposição durante o dia para realizar suas tarefas cotidianas. Os benefícios ainda passam pelo fortalecimento do sistema imunológico e pelo combate na eliminação de toxinas e em doenças crônicas como a enxaqueca.

Melhora a qualidade do sono

Como dito anteriormente, os benefícios do pilates vão além do corpo, mas atua de maneira positiva na mente. Um dos principais destaques está na melhora do sono, uma vez que seus movimentos liberam endorfinas, dando a sensação de bem-estar e a agitação que muitos têm nos momentos que precedem a hora de dormir.

O pilates ajuda a encontrar a consciência corporal e a sensação de tranquilidade, levando então a uma melhor qualidade de sono. A respiração acertada ainda é boa aqui, pois ajuda o sistema nervoso a encontrar o relaxamento, acabando com o estresse e a ansiedade, causadores da insônia.

Ganhos em disposição

Diga adeus à preguiça e à falta de vontade, porque os exercícios do pilates vão agir diretamente para o fim do sedentarismo, possíveis atrofiamentos e combate positivamente à hipertensão. O pilates traz condicionamento físico e junto com ela a disposição para encarar as atividades do dia a dia, sem cansaço e desânimo, funcionando como uma chave de energia.

A favor do relaxamento

De maneira prática, todos os exercícios do pilates contribuem para um melhor rendimento físico. Fato é que se o corpo anda bem, a mente também se beneficia. Por trabalhar o equilíbrio, o alinhamento da postura e a força, o cérebro liberará o hormônio da endorfina, para que no final o seu corpo relaxe. Destaque que a respiração pode ajudar muito para o alcance do relaxamento, através da inspiração e expiração suave e equilibrada.

Diminui o atrito nas articulações

Nas articulações do corpo encontramos um líquido chamado sinovial, responsável por lubrificar e nutrir as células das articulações. Quando elas sofrem repetidos atritos, esse líquido se reduz, causando doenças como artrite reumatoide e osteoartrites. O pilates propõe exercícios que não impactam a musculatura ou fazem isso de maneira suave e, portanto, cuidando da sua saúde.

Está na hora de você levantar dessa cadeira e começar a movimentar esse corpo, a saúde e a vida saudável te esperam. Acesse as nossas galerias de fotos e conheça os nossos serviços. Em caso de dúvidas, contate-nos por telefone, será um prazer conversar com você.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Fechar Menu