Pregnant woman and doctor in office

Saúde da mulher: 4 cuidados para gestantes antes e depois do parto

O período da gestação e os primeiros meses após o parto são muito especiais na vida da mulher, afinal, trazer um bebê ao mundo é uma experiência exclusivamente feminina e que pode ser considerada sublime!

Mas nem tudo são flores: é uma fase com muitas transformações físicas, hormonais e psicológicas, que podem abalar as mamães. Para que esse período seja o mais suave possível, listamos alguns cuidados para serem adotados antes e depois do parto. Confira!

Fisioterapia pélvica

A fisioterapia pélvica é uma grande aliada durante a gestação e também no pós-parto, capaz de estreitar ainda mais o vínculo entre a mãe e o bebê, corrigir a postura para amenizar o impacto do peso sobre a coluna, fortalecer a musculatura do assoalho pélvico – muito importante para evitar a incontinência urinária e até para facilitar o parto – e diversos outros benefícios.

A mãe pode começar as sessões a qualquer momento, desde que seja liberada pelo médico que está a acompanhando. Os movimentos da fisioterapia são personalizados de acordo com a fase em que a mulher se encontra, para atender às demandas do seu corpo em cada momento.

Pilates

É muito importante manter a prática de alguma atividade física na gravidez. No puerpério, o pilates é uma excelente opção. Atenção: em alguns casos, a modalidade não é recomendada a menos que a mulher já a pratique por pelo menos seis meses antes de engravidar, vale a pena conversar com um profissional para saber se você pode fazer em segurança.

Caso seja liberada, o pilates vai servir para aliviar o estresse e a ansiedade, ajudar no controle de peso, aprimorar o condicionamento físico, combater o inchaço nas pernas e melhorar a flexibilidade. O bebê também é muito beneficiado: durante as sessões, recebe boas concentrações do hormônio endorfina, que proporciona bem-estar.

Drenagem linfática

Outro cuidado que você pode ter com o seu corpo enquanto estiver grávida e depois de dar à luz são as sessões de drenagem linfática. Elas ajudam a combater o inchaço, melhorar a circulação do sangue e da linfa, para livrar o organismo de todas as toxinas.
Além disso, é um tipo de massagem muito relaxante que também proporciona benefícios estéticos como a diminuição do aspecto da celulite. E toda mamãe merece se sentir linda sempre!

Cuidados com a circulação sanguínea

Boa parte das gestantes sofre com o inchaço e a sensação de peso e cansaço nas pernas. Na maioria das vezes, o que origina nesses sintomas é a má circulação sanguínea. Para evitar o problema, procure praticar atividades físicas; repousar com as pernas para cima sempre que possível; adotar uma alimentação balanceada com pouco sódio; usar meias elásticas e cremes específicos.

Até os outros cuidados que foram listados aqui auxiliam muito a melhorar a circulação sanguínea nesse momento. Mas lembre-se de sempre informar o seu médico sobre todo e qualquer sintoma, para receber também as orientações dele.

Visite o nosso site e conheça todos os procedimentos que disponibilizamos e que são muito úteis para as mamães. Teremos prazer em cuidar de você e do seu bebê com todo o carinho!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Fechar Menu