47166166 - grandmother to piggyback the grandchildren

Ikigai x longevidade: conheça o segredo dessa filosofia japonesa

A cultura oriental é milenar e muito diferente da praticada no lado ocidental do planeta. Existem muitos saberes nos países banhados pelo oceano pacífico capazes de melhorar o autoconhecimento pessoal e a forma como cada um se relaciona com a própria vida. Hoje, vamos falar sobre o Ikigai, um dos grandes segredos japoneses para a longevidade saudável!

O que significa Ikigai?

A palavra japonesa não tem uma tradução literal e exata na Língua Portuguesa, mas pode ser definida, de maneira mais aproximada, como a busca pela razão de ser de cada um, o encontro dos propósitos de vida. Os japoneses acreditam que cada pessoa carrega consigo o seu próprio Ikigai, mas precisa descobri-lo para dar sentido à sua existência.

Como encontrar o meu Ikigai?

Muitos livros e artigos científicos já se debruçaram sobre o Ikigai e propuseram diferentes formas de encontrar esse propósito. Uma delas é bastante simples: ao invés de simplesmente se entregar a esse ritmo frenético que toma conta da rotina de todo mundo, pare por um momento e pergunte a si mesmo “o que me faz acordar todas as manhãs?”, “o que me motiva?”.

Outra forma mais sistemática de encontrar o Ikigai é utilizar um Diagrama de Venn, aquele bem comum em estudos matemáticos, que representa graficamente os elementos de um conjunto – inclusive, demonstrando os elementos que aparecem em comum entre esses conjuntos, nas áreas de intersecção.

Na busca do Ikigai, o diagrama teria quatro conjuntos, cujos elementos seriam as respostas para essas perguntas:

  • O que você gosta?
  • Em que você se destaca?
  • Por qual tarefa você gostaria de ser remunerado?
  • Do que o mundo precisa?

O Ikigai “ideal” estará justamente no ponto de intersecção entre esses quatro campos. Esses seriam os pilares de uma vida com propósito.

Qual a relação entre Ikigai e longevidade?

Em alguns pequenos vilarejos japoneses, a vida dos moradores é quase que totalmente orientada pelo Ikigai. Nesses locais, as pessoas dão mais importância às confraternizações com os amigos, a uma alimentação saudável, atividades físicas, etc. Porque sabem que o que importa na vida está muito além de bens materiais. O resultado disso é uma longevidade prolongada e baixa taxa de doenças crônicas.

Além disso, quando alguém tem algum propósito para a sua existência, é natural que a vida se torne mais importante e que essa pessoa se agarre a ela. O Ikigai é uma motivação, é aquilo que faz com que o indivíduo tenha por que viver.

Dicas para encontrar o Ikigai

Se nunca fez esse exercício de buscar o seu propósito, algumas pequenas orientações podem ajudar: procure sair do modo piloto automático e pergunte a si mesmo todos os dias o que lhe traz felicidade; não tente encontrar a sua razão de existir olhando para os outros; faça aquilo que lhe faz sentir vivo, ainda que seja um hobby; esteja disposto a sair da sua zona de conforto.

É possível que o Ikigai “floresça” em cada um em diferentes momentos. Se você ainda não descobriu o seu, não se preocupe, apenas continue na busca diária e certamente o encontrará.

Sentir-se bem consigo mesmo é muito importante para o Ikigai e nisso nós podemos ajudar. Acesse nosso site www.soniatakara.com.br, para conhecer melhor os nossos serviços.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Fechar Menu