rpg-entenda-o-que-e-e-para-que-ele-serve-20180830101117

RPG: Entenda o que é e para que ele serve

Você sabe o que é e para que serve a RPG, ou Reeducação Postural Global? Este é um tipo de tratamento extremamente relevante para a saúde e o bem estar do paciente. Através de movimentos coordenados, diferentes grupos musculares do corpo são exercitados para que sua capacidade seja expandida, lesões sejam corrigidas e dores suavizadas ou suprimidas. Neste texto, você poderá conhecer mais sobre a Reeducação Postural Global (RPG) na Fisioterapia. Confira!

Como funciona a RPG

A Reeducação Postural Global funciona para uma série de patologias, por isso, sua procura nos consultórios de fisioterapia é cada vez maior. O primeiro passo é a realização de uma análise por parte do profissional para avaliar quais os problemas de postura do paciente, entre outros problemas que possam ser atenuados ou resolvidos através da realização de RPG. Depois, os pacientes passam por sessões de RPG que podem ser realizadas uma ou duas vezes por semana. As seções desta terapia costumam durar cerca de uma hora, ou um pouco mais, pois os movimentos são lentos e realizados de forma detalhada. Todos os detalhes importam, para garantir que os grupos musculares sejam executados corretamente. Os resultados normalmente começam a aparecer a partir da terceira ou quarta sessão, tendo incidência de sucesso em quase 100% dos casos atendidos.

Os benefícios da Reeducação Postural Global

Muitas atividades de nossa rotina acabam por influenciar no desenvolvimento espontâneo de uma postura inadequada, que prejudica a saúde do corpo, causa dores e pode diminuir o desempenho físico. Um dos primeiros benefícios da RPG é promover a conscientização do próprio corpo. Tomando conhecimento da própria postura, o paciente tende a corrigir seus erros posturais, vivendo com mais conforto, saúde e qualidade. Fazer RPG combate dores nas costas e ajuda a manter o alinhamento correto da coluna; Cura torcicolos e ajuda a combater a dor ciática; O tratamento de reeducação corrige a posição dos joelhos; Em pessoas com espondilite anquilosante, a RPG auxilia em uma respiração melhor com correta movimentação do tronco; Combate e soluciona problemas vertebrais da coluna, como as hérnias de disco; Em dores crônicas, como a do quadril, a RPG ajuda na correção de alterações em articulações; Combate dores de cabeça que são causadas por tensões excessivas nos músculos do pescoço e da região das costas; Acaba com a dor na mandíbula e dores de cabeça que são ocasionadas por modificações na articulação têmporo mandibular (ATM); Melhora a capacidade de respiração por possibilitar maior movimentação e amplitude dos músculos respiratórios; Corrige pé plano ao possibilitar o adequado realinhamento das forças gravitacionais no corpo; Corrige e melhora posicionamento dos ombros, que em muitos dos casos é curvado para frente; Melhora o posicionamento da cabeça, em muitos casos curvada à frente, podendo provocar corcundez; Importante ressaltar que na RPG a rotina de tratamento é elaborada de acordo com as necessidades de cada paciente, suas características físicas e capacidades. Por isso, não há uma recomendação geral. As sessões são realizadas de forma individual. As sessões são compostas por posturas que o paciente deve realizar, nas quais ele fica imóvel por alguns minutos, estimulando e tratando diferentes grupos musculares. A cada posição realizada, o paciente se movimenta, tanto para contrair, como para relaxar os músculos. Enquanto fica parado, a pessoa atendida também está fazendo força em partes estratégicas do corpo. São 8 as principais posturas de RPG realizadas pelos pacientes: Rã com braços abertos no chão; Rã com braços fechados no chão; Rã com braços abertos no ar; Rã com braços fechados no ar; Contra a parede, em pé; Em pé, no centro; Inclinação anterior sentado; Inclinação anterior em pé.

A experiência de fazer sessões RPG

Enquanto as posturas são realizadas pelo paciente, a função do fisioterapeuta é manter o abdominal da pessoa contraído, enquanto ajuda a manter as costas coladas na maca, sem que se elevem as costelas. O profissional ainda estimula a pessoa a manter a postura treinada por um período de 4 a 7 minutos, sem que perca a força nos ombros, apoiados na maca, com os pés unidos. Nas primeiras sessões já é possível notar se o tratamento escolhido tem dado resultados ou não. Caso negativo é possível mudar o roteiro de atividades a fim de se conseguir melhores resultados. Para se ter uma referência, a correção de escoliose e hipercifose costuma acontecer com cerca de 8 sessões de RPG. Em casos em que a coluna esteja muito deformada, o número de sessões necessárias é maior. O profissional de fisioterapia indica ao paciente qual posição deve ser realizada, em que a pessoa precisa permanecer imóvel por ao menos 3 minutos. O fisioterapeuta realiza pequenos ajustes no corpo do paciente para garantir que a postura esteja sendo feita corretamente. O paciente precisa se esforçar e coordenar sua respiração, com a ajuda do profissional. Para aumentar a dificuldade e a resistência do exercício, potencializando os resultados da sessão de RPG, pode ser solicitado ao paciente que realize a postura contra a mão do fisioterapeuta no sentido contrário, aumentando a intensidade à medida que o paciente consegue avançar no movimento. A critério do profissional, o paciente pode fazer ainda outros exercícios durante a sessão de RPG para o tratamento de lesões ou dores apresentadas pela pessoa atendida. É possível ainda receber terapia miofacial e manipulações.

Histórico do RPG

O método terapêutico manual de tratamentos RPG foi desenvolvido há mais de 30 anos, e desde então apresenta constante evolução de resultados nos pacientes. Terapia reconhecida pelo Conselho Federal de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito), a RPG só pode ser aplicada por fisioterapeutas que possuam formação específica na área. No Brasil, esta técnica se tornou mais popular a partir do fim dos anos 90, se consolidando primeiramente em São Paulo e Rio de Janeiro, mas agora, presente em todo o país. A crescente demanda de pacientes por este tratamento é fruto da eficiência e dos bons resultados oferecidos pela terapia de Reeducação Postural Global. Acesse as nossas galerias e conheça os nossos serviços. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco por telefone!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Fechar Menu