Postura celular

Você sabia que o uso do celular por estar prejudicando sua coluna?

O uso excessivo de celular pode estar  prejudicando a sua coluna. Utilizar o smartphone por muito tempo em uma posição inadequada, pode   provocar a longo prazo, problemas sérios  à sua coluna.   Muitos usuários já estão se queixando de dores e tensões musculares, dor nos ombros ,  dor na coluna, dores de cabeça, problemas de vista,  entre  outros.

Brasileiros passam horas no celular diariamente

Segundo levantamento da empresa de estatística a  Statista, o brasileiro é o povo que utiliza celular por mais tempo no mundo diariamente.

São, em média, 4 horas e 48 minutos de uso de smartphone por dia.

A principal causa dessas dores é a postura repetida e mantida de forma errada no dia a dia, em casa , no  lazer ou trabalho. Elas ocorrem se você força sempre a mesma articulação e a musculatura correspondente.

Um exemplo típico do mal causado pela postura errada,  é a dor de cabeça tensional. Segundo Steffenhagen, se  a cabeça está alinhada na posição correta, a coluna cervical tem de sustentar um peso de 4,5 kg. Caso a cabeça esteja um pouco para frente, a coluna cervical e os músculos do pescoço precisarão aguentar o dobro do peso: 9 kg. E se a pessoa estiver sentada incorretamente, trabalhando em uma escrivaninha que não está na altura certa, ou mesmo quando está com o smartphone sem apoio e olhando para baixo, a cabeça chega a pesar 13,5 kg. Ao fim do dia , esta pessoa estará com dor na nuca, dor de cabeça e com os músculos do pescoço todo tensionados- e talvez não saiba nem por quê.

Agora imagine que depois de um dia de trabalho você vai para casa relaxar e se dedica a ficar olhando as mensagens no smartphone. Aqui existe o aumento da tensão muscular em todos os músculos flexores da mão, antebraço e braço. Assim como um aumento da tensão muscular no pescoço, pois sua cabeça está flexionada e você olha para baixo. E se a pessoa está em cifose (corcunda) , com a cabeça bem inclinada para baixo- como ficamos quando utilizamos o smartphone, por exemplo, o  peso da cabeça vai aumentar muito, como dito anteriormente. Imagine que agora os músculos do pescoço têm que trabalhar muito tempo para sustentar a sua cabeça. A musculatura cervical aumenta o tônus  reflexamente, respondendo a este estímulo contínuo e causando dor no pescoço, pois os músculos estão contraturados.

Então, todo esse peso extra pode causar problemas sérios ao longo do tempo. Causa dores de cabeça,   artrose,  dor  na coluna,  mas em casos mais extremos, o paciente pode até mesmo desenvolver uma hérnia de disco e doenças correlatas, em decorrência da má postura provocada pelo uso de celular.

Como evitar estes problemas?

O importante é eliminar a causa da dor- que é a má postura- porque a dor leva a uma postura reflexa de proteção, que leva novamente à dor, e assim por diante. É como se  estivesse dentro de um  círculo vicioso ( Postura errada/ stress- contratura muscular- dor- postura antálgica ).

A recomendação é que o usuário levante o aparelho até a altura de seus olhos. Assim, ele direciona o olhar para a tela do celular, sem a necessidade de baixar o pescoço ou curvar a coluna.

Embora a posição pareça desconfortável a princípio, é recomendável que o paciente se acostume a essa postura e evite também ficar muitas horas seguidas numa mesma posição.

A fisioterapia, o R.P.G, acupuntura e pilates são  os  tratamentos mais indicado para pacientes que apresentem dores e má postura.

Eles pode, ainda, prevenir e impedir o surgimento dos problemas cervicais, proporcionando ao paciente uma postura mais saudável e o hábito de manter a posição correta da coluna, combatendo dores e proporcionando maior qualidade de vida.
Conheça todos os nossos tratamentos , e entre em contato com o telefone (11) 4777-9311 / whatsapp: 9 9935-4370 para mais informações.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Fechar Menu