Manter uma postura incorreta e desalinhada é costume de muitas pessoas, principalmente em locais de trabalho. É o que chamamos de vícios posturais, uma condição que pode causar problemas de saúde de um modo geral a longo prazo.
Seja em casa, no trabalho, na escola ou em qualquer outro lugar, o costume de sentar-se de forma relaxada ou se posicionar de um modo inadequado mesmo estando de pé, pode causar dores por todo o corpo, mas principalmente na coluna e na sola dos pés, além de levar a um cansaço excessivo.
Mas isso é apenas o começo para algumas pessoas que carregam vícios posturais, isso porque, além das dores, a má postura pode acarretar diversas doenças.
Quais problemas podem surgir com os vícios posturais?
A ortopedia considera os vícios posturais um dos grandes causadores de doenças no aparelho locomotor. E é no ambiente de trabalho que as pessoas estão mais propícias a desenvolver doenças associadas as más condições de postura, já que ali, elas ficam muito tempo na mesma posição e muitas vezes sem se preocupar com a postura.
De acordo com um boletim divulgado recentemente pelo Ministério da Previdência Social, as doenças motivadas por fatores relacionados a má postura e esforços repetitivos, além das ligadas a sobrecarga, têm sido as principais causas de afastamento do trabalho.
Entre os problemas mais comuns que se desenvolvem dentro do quadro de vícios posturais estão:
• Problemas na circulação;
• Tendinites;
• Dores nas costas, nos pés ou em outras partes do corpo;
• Espasmos musculares;
• Lombalgia;
• Lesões na coluna;
• Lesões por esforço repetitivo (LER);
• Distúrbios osteomusculares relacionados ao trabalho (DORT).
Como os vícios posturais ocorrem?
Permanecer por períodos longos na mesma posição, seja sentado ou em pé e permanecer nessa mesma posição de forma relaxada sem manter o alinhamento da coluna e o correto posicionamento dos pés, são algumas das principais características dos vícios posturais.
É assim que a coluna e outras partes do nosso corpo recebem sobrecarga de peso e dessa forma, a musculatura tende a se flexionar, reduzindo a circulação sanguínea dos tecidos e comprimindo articulações, discos e ligamentos.
A partir daí começam a surgir as dores e demais sintomas que, muitas vezes, levam a perda de produtividade, muito cansaço e desânimo, além das doenças que vão sendo desencadeadas se não houver o tratamento adequado.
Como evitar os vícios posturais?
Esse é um problema que, apesar de ser muito comum, pode ser evitado de uma forma bastante simples.
No trabalho, durante os estudos ou em qualquer outra situação que possa levar a uma má postura recorrente, deve-se adotar o hábito de realizar alongamentos durante aquela atividade.
É importante também observar a postura do dia a dia e utilizar mobiliário ergonômico, entre eles, cadeiras, mouse pad, mouse e pranchas de apoio para os pés (para quem trabalha muito tempo sentado).
Cada pessoa é responsável por manter sua boa postura, nesse caso, a coluna deve estar sempre alinhada e é necessário uma atenção especial ao posicionamento de membros superiores e inferiores.
Para os trabalhadores, é muito válido também realizar ginásticas laborais no próprio local de trabalho para, além de alongar os músculos que estão sendo tencionados, poder dar uma pausa nos movimentos e relaxar todo o corpo.
Como corrigir os problemas de vícios posturais
Nos casos em que os vícios posturais já se instalaram e causaram problemas na postura, uma ótima alternativa para reverter o quadro é a realização de fisioterapias e RPG (Reeducação Postural Global).
Com os exercícios realizados nesses tratamentos, é possível reeducar a postura de forma a prevenir problemas crônicos. Mas não é só a correção da postura o benefício de realizar o tratamento, já que as dores causadas pelo desajuste da postura também passam a diminuir após cada sessão.
Os exercícios de alongamento e o Pilates também são uma boa opção para corrigir a postura e aliviar as dores causadas pelo desgaste muscular. Nesse caso, essa alternativa serve tanto como método de prevenção quanto forma de tratamento para quem já sofre com os problemas causados pela má postura.
Da mesma maneira, demais exercícios físicos como, caminhada, corrida, natação, entre outros, servem tanto para prevenir como para tratar os danos causados pelos vícios posturais.
Como você viu, o cuidado com a nossa postura não pode ser negligenciado e por isso, caso você precise de orientação ou tratamento nesse sentido, conte com nossos serviços.
Continue acessando o nosso site para conhecer nossos serviço oferecidos e caso tenha alguma dúvida, entre em contato pelo telefone: (11) 4777-9311 ou pelo whatsapp 11 99935-4370