Dentro da fisioterapia, um dos métodos mais eficazes tratamentos que agem na recuperação de músculos e tendões é a termoterapia. Ela é altamente benéfica porque aumenta a velocidade metabólica, promove a vasodilatação e diminui a resistência elástica e viscosa da musculatura, tendões e ligamentos.
Para que isso aconteça, fontes de calor quente são aplicadas sobre a região em que há danos e dor, superficial ou profundamente. Estas fontes de calor podem ser de origem química, magnética, mecânica ou elétrica. Os agentes de calor mais comuns administrados são as compressas quentes úmidas, lâmpadas infravermelhas e imersão do membro lesionado em turbilhão ou reservatórios aquecidos.
Auxilio na recuperação de músculos tensionados
A grande maioria das lesões musculares é o resultado de esforços repetitivos ou excessivos quando não bem orientados. Assim, cria-se uma tensão nos músculos e tecidos moles, restringindo a circulação sanguínea adequada. O resultado é a intensa e constante incidência de dor e quando persistente a deterioração dos músculos.
A melhora acontece porque os vasos sanguíneos que passam pela musculatura tensionada se dilatam. Então haverá mais fluxo de oxigênio e nutrientes no local, recuperando o músculo. Ainda ajuda a alongar os tecidos moles da região, tirando a rigidez que a lesão causou, resgatando a flexibilidade. Um resgate do bem-estar que foi perdido.
Atuação eficaz nos nervos lesionados
Quando uma região muscular é lesionada, os nervos que passam pela região são danificados, recebendo principalmente grande compressão. O cérebro entende estas ações como fontes de incômodo e dor. Para o restabelecimento da saúde, a termoterapia cuida da analgesia e da sedação dos nervos, aliviando as dores.
O aumento da velocidade de condução nervosa faz com que os músculos estejam muito mais estimulados. Então, este tratamento não somente é eficaz em curar a dor, mas também faz com que a reação aos estímulos seja aumentada em velocidade. O calor trabalha estimulando os receptores sensoriais, presentes na pele, acelera as transmissões de sensoriais para o cérebro.
Proporciona um bem estar para o corpo
As atividades intensas do cotidiano através de seus compromissos e responsabilidades refletem no estresse muscular. Assim, é muito comum desenvolver inchaços, contração de músculos e inflamações localizadas. Todos estes efeitos atrapalham o bem estar geral de uma pessoa, impedindo-a de realizar outros tipos de atividades.
A termoterapia age para eliminar quadros inflamatórios subagudos e crônicos, bem como as dores crônicas ou subagudas. Estes são o resultado de um quadro de saúde ruim ou da repetição de movimentos fora da postura adequada. Ainda produz alívio nos espasmos musculares crônicos ou subagudos e na redução da amplitude de movimento.
O excesso de movimentos também produz contraturas articulares, que quando não tratadas corretamente podem se tornar crônicas. O desgaste articular piora muito a saúde e o bem estar, uma vez que impede que ações corriqueiras possam ser feitas. Por fim, a termoterapia ainda pode atuar na resolução de hematomas, principalmente aqueles provocados por um forte impacto nos músculos.
Visite o nosso site! Lá você pode acessar , todos os nossos serviços. Entre em contato conosco e tire todas as suas dúvidas.