gym woman pilates stretching sport in reformer bed instructor girl

Sofre com LER e/ou DORT? Conheça os benefícios de praticar Pilates

Quem sofre com as Lesões por Esforços Repetitivos (LER) e as Doenças Osteomusculares Relacionadas ao Trabalho (DORT) sabe o quão incômodo pode ser realizar simples atividades do cotidiano como por exemplo lavar roupas ou pentear os cabelos.

A melhor forma de prevenir essas doenças é através da adoção de medidas que visam a melhora dos postos de trabalho e programas de condicionamento físico, sendo que para os pacientes que estão em reabilitação, o pilates pode ser um grande aliado nesse processo.

LER e DORT: Entenda como essas doenças se desenvolvem

LER e DORT são um conjunto de doenças provocadas por esforço repetitivo e geralmente estão relacionadas à organização do trabalho, incluindo condições como longas jornadas, pressão por produção, horas extras demasiadas, equipamentos inadequados etc.

Os tipos mais comuns desse grupo de doenças são: tendinites, bursites tenossinovites, epicondilites, lombalgias, síndromes do túnel do carpo, cervicobraquialgias e síndrome do desfiladeiro torácico entre outros.

De acordo com uma pesquisa do Ministério da Saúde, nos últimos dez anos foram notificados 67.599 casos dessas doenças e ainda de acordo com o órgão, estima-se que cerca de 3,5 milhões de trabalhadores no país estejam doentes.

Desta forma tal condição pode vir a gerar redução da capacidade produtiva deste indivíduo, limitando sua atividade profissional, podendo gerar em alguns casos abandono de função de forma a prejudicar diretamente rendimento, qualidade de vida e bem-estar do indivíduo.

Sintomas

As LER e DORT atingem principalmente os músculos, os tendões e os nervos dos membros superiores, especificamente dedos, punhos, antebraços, braços, ombros e pescoço.

Os sintomas mais comuns dessas doenças são: dor localizada, inchaço no local, formigamento nas extremidades; falta de força nas mãos, sensação de peso, latejamento e cansaço e em alguns casos formigamento e adormecimento.

Pilates pode ser um grande aliado no tratamento das LER e DORT

O tratamento de doenças ocupacionais exige a adoção de medidas preventivas em observância às legislações trabalhista. A NR 17 – Ergonomia, por exemplo, discorre sobre a adaptação do trabalho às características psicofisiológicas dos funcionários.

O pilates pode ser considerado uma das alternativas para a reabilitação de pacientes em tratamento, por meio do qual o método visa devolver a qualidade, o controle e a consciência dos movimentos. Os exercícios de pilates podem ser realizados em solo e utilizando algumas bolas e equipamentos específicos a fim de fornecer resistência, sendo a musculatura do paciente fortalecida de forma gradativa e dentro dos limites do quadro álgico, permitindo assim o alívio de tensões e dores como em casos crônicos.

Principais benefícios

Como forma de tratamento para LER e DORT, o pilates proporciona vários benefícios ao paciente: tonifica e equilibra os músculos de forma a aumentar sua força e resistência, melhora a coordenação motora, permite o restabelecimento do desempenho físico e esportivo, corrige problemas de postura, alivia dores musculares e condições circulatórias, além de promover o equilíbrio entre o corpo e a mente.

Em casos de dúvidas, entre em contato conosco, através do telefone  11 4777-9311 ou pelo wathsapp (11) 99935-4370.

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email