PONTOS GATILHOS SÍNDROME DOLOROSA MIOFASCIAL

Síndrome dolorosa miofascial: saiba como a fisioterapia pode ajuda a amenizar a dor

Já imaginou que um ponto específico do seu corpo pode gerar dores musculares insuportáveis e até mesmo difíceis de serem diagnosticadas? Existe uma patologia por trás disso: a Síndrome Dolorosa Miofascial.

Entenda esta doença e saiba como a Fisioterapia pode aliviar os sintomas e te dar mais qualidade de vida.

O que é a Síndrome Dolorosa Miosfascial?

 A Síndrome Dolorosa Miofascial é um problema clínico de dor muscular que envolve sintomas sensoriais, motores e autonômicos. Podendo ser agudo ou crônico, seu desconforto está presente principalmente em uma única área ou quadrante do corpo, o que a diferencia de outras síndromes generalizadas, como a fibromialgia.

De acordo com o livro Mosby’s Dictionary of Medicine, Nursing & Health Professions, esta patologia pode ser definida como uma “Dor associada à inflamação ou irritação do músculo ou da fáscia ao redor do músculo” e pode ser causada por pontos-gatilho. Mas, afinal, o que seriam esses locais?

Os pontos-gatilho são lugares hiper irritáveis que se tornam dolorosos quando expostos à compressão ou palpação profunda, ao menos, é o que aponta o Myofascial Pain and Dysfunction: The Trigger Point Manual.

Dessa forma, os pacientes que possuem esses pontos podem apresentar, além da dor, fenômenos como a vasoconstrição, resposta pilomotora e hipersecreção.

Ademais, quando a dor se torna persistente, o indivíduo pode desenvolver pontos de gatilho por satélite, que é quando acontece uma dor difusa, geralmente distante da localização do ponto de gatilho ativo.

Quais são as causas?

Não se tem definido os efeitos causais de tal síndrome, mas é sabido que algumas condições favorecem a instalação do quadro, sendo estes:

  • Falta de atividade, como ficar sentado por longos períodos de trabalho;
  • Excesso de exercícios;
  • Insônia ou sono não reparador;
  • Alterações posturais;
  • Fatores emocionais: depressão, ansiedade e bruxismo.
  • Deficiências de vitaminas ou minerais.
  • Cefaléias tensionais e quadros de enxaqueca;
  • Dores pélvicas de origem desconhecida;

Como lidar com a síndrome?

Existem abordagens diferentes no tratamento de pontos-gatilho miofasciais, compreendendo as técnicas não invasivas através da Eletroterapia como Terapia por Ultrassom terapêutico buscando ganhar mobilidade da região, Laser de baixa intensidade podendo proporcionar efeito analgésico e anti-inflamatório, Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea – TENS para quadros dolorosos, e quando necessário é avaliado também necessidade de suporte medicamentoso.

A Fisioterapia pode ser essencial para o alívio da dor e maior mobilidade, principalmente porque esta especialidade é projetada para tratar os músculos, corrigindo os fatores contribuintes, relaxando-os, alongando-os e fortalecendo-os.

Ademais, um fisioterapeuta pode criar um plano para o paciente, com base nos sinais e sintomas que apresenta. Tudo isso envolvendo uma série de atividades, técnicas e procedimentos que podem incluir diferentes técnicas e associações entre estas.

Alongamento

Os exercícios de alongamento visam os pontos de gatilho e melhoram a postura, além disso, o fisioterapeuta garantirá que seus músculos se alonguem o suficiente, sem aumentar a tensão e te dará segurança no dia a dia.

Treinamento de postura

Através do treinamento da postura você pode aliviar a tensão especificamente no pescoço e na região lombar reduzindo a dor relacionada. Se a má postura estiver contribuindo para o problema, corrigi-la definitivamente terá um impacto positivo na sua recuperação e técnicas como RPG e Pilates podem ser associadas.

Técnicas manuais

A massagem relaxante e massagem de zona reflexa pode ajudar a liberar a tensão, relaxar os músculos contraídos e suavizar os pontos de gatilho, assim como a aplicação de liberação miofascial manual e/ou instrumental promovendo relaxamento muscular da fáscia e promovendo bem-estar.

Acupuntura e agulhamento a seco também podem ser opções de tratamento para quadro de síndrome miofascial promovendo excelentes resultados em dores músculo esqueléticas, assim como promover relaxamento muscular, melhorando condições de sono e diminuindo ansiedade de acordo com pontos estimulados.

A Atividade física é essencial para manutenção do bem-estar a longo prazo, por isso mexa-se sempre!

Peça ajuda!

Caso você sofra com esse problema ou acredita fazer parte da parcela da população que lida com isso, peça ajuda à nossa equipe.

Acesse o nosso site, veja as galerias de fotos com nossos serviços e, se tiver dúvidas, entre em contato conosco por telefone 11 4777-9311 ou whatsapp 11 99935-4370. Estamos te esperando!

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email