Portrait Of Mature Man At Work Suffering From Shoulder Pain

Reabilitação da Capsulite adesiva do ombro através da Fisioterapia

A capsulite adesiva também conhecida como “ombro congelado” é  caracterizada por uma redução progressiva da mobilidade do ombro, acompanhado por redução importante de amplitude de movimento e quadro álgico, ocorrendo geralmente por tempo prolongado de imobilização como nas condições de fratura, trauma e pós operatório além de condições associadas ao envelhecimento, sendo caracterizada por uma reação inflamatória inicial que leva à retração e fibrose da cápsula articular e posteriormente rigidez do ombro.

A estrutura capsular possui constituição elástica e flexível sendo fundamental para adequada estabilização do ombro; quando lesada, suas implicações no dia a dia se tornam extremamente limitantes e incapacitantes.

Características

A capsulite adesiva é dividida em três fases:

– Fase dolorosa: de início insidioso e gradual a dor é o fato clínico mais importante.

– Fase de rigidez/congelamento: caracterizada por acometimento severo da amplitude articular da glenoumeral com rigidez característica instalada, principalmente para os movimentos de elevação, abdução e rotação externa.

– Fase de descongelamento: na qual o paciente experimenta restauração da função e progressão da amplitude dos movimentos. A evolução pode levar meses, embora possa persistir alguma restrição articular como sequela do processo. A dor se manifesta em grandes movimentos articulares e dores passam a ser condições pontuais.

Diagnóstico

A capsulite adesiva tem diagnóstico clínico feito com base na anamnese e no exame físico, onde outras causas de dor no ombro devem ser excluídas antes da realização do diagnóstico de capsulite adesiva, incluindo artrite séptica, patologia do manguito rotador, artrose glenoumeral ou radiculopatia cervical.

Na complementação do exame o médico ortopedista pode solicitar uma radiografia simples que pode mostrar a redução do espaço articular em razão da retração capsular ou exames de imagem mais específicos e com detalhamento de condições das estruturas como ressonância magnética.

Tratamento da Capsulite adesiva do ombro

Inclui fisioterapia, em alguns casos, manipulação sob anestesia realizado pelo médico ortopedista, distensão hidráulica da cápsula e até a capsulotomia. O fato é que existem algumas divergências quanto à melhor forma de conduzir o tratamento: intervenção ou acompanhamento da evolução natural. Há apenas um consenso entre os autores: a prevenção é a principal arma contra a Capsulite adesiva do ombro.  Em nosso serviço submetemos os pacientes a um programa de reabilitação baseado nas mobilizações das articulações do complexo do ombro e recuperação da mobilidade através da Cinesioterapia buscando restauração dos movimentos globais e acessórios, exercícios posturais e pendulares para gerar tração e estiramento capsular, além de recursos, que possam aliviar o quadro álgico e auxiliar na diminuição da inflamação. Orientação de exercícios domiciliares se tornam essenciais para manutenção dos ganhos obtidos na fisioterapia assim como para manter qualidade e amplitude do movimento; mantenha-se ativo sempre!

Em casos de dúvidas, entre em contato conosco, através do telefone 11 4777-9311 ou pelo wathsapp (11) 99935-4370.

 

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email