A maneira como posicionamos o corpo para dormir, como sentamos no sofá ou cadeira, a forma como nos debruçamos sobre a mesa e a maneira de andar. Em todas estas situações podemos provocar ou observar alterações de postura que são prejudiciais ao corpo. Para ter a postura correta é preciso ter consciência e praticar, e a fisioterapia é um dos caminhos que podem auxiliar nesta reeducação.
Recondicionamento muscular e neural
Para que uma postura esteja correta ela primeiramente precisa ser funcional, ou seja, deve te habilitar a fazer suas atividades normais sem te provocar dores ou cansaço por repeti-la. Além disso, ela também deve ser esteticamente agradável, uma vez que todos buscam se sentir bem com seu próprio corpo. O equilíbrio dos músculos protege toda a estrutura do corpo – esqueleto – e evita lesões, alterações de forma e dores. Ter uma postura correta significa ter saúde.
A própria fisioterapia irá apontar estes vícios de postura, pois mesmo que eles não causem diretamente um problema de saúde, não corrigi-los logo pode levar a incômodos , tensões musculares e dores futuras. Quando repetimos as ações, o cérebro entende que aquele é o correto e se ajusta, se condiciona a aquilo. Logo, evitar que ele entenda o errado como certo e fazer com que ele intensifique o que é o melhor para o corpo e postura deve ser algo trabalhado a partir de técnicas específicos utilizados na fisioterapia.
Tratamento de problemas secundários
Muito da tensão que leva a problemas de postura está ligada a problemas de fundo emocional, porque faz com que haja um desequilíbrio muscular. A cefaleia tensional, o bruxismo são dois exemplos desta relação, em que a correção através da fisioterapia associado ao trabalho odontológico e/ ou psicológicos proporciona o restabelecimento da sensação de bem estar e aliviando as dores de cabeça etc. Portanto, o que acontece é uma reação positiva em cadeia, em que a fisioterapia melhora a postura, proporciona um relaxamento e consequentemente melhora as dores.
Estímulo das áreas musculares afetadas
Ainda falando sobre dores, uma das práticas da fisioterapia é o fortalecimento dos músculos. Uma vez estando eles firmes e condicionados, não haverá dores ou o surgimento de lesões. Dessa forma, percebemos que o papel principal da fisioterapia neste caso é preventivo, agindo em evitar danos aos músculos e ossos. Entretanto, através da fisioterapia, como a técnica RPG, também, pode-se tratar essas dores se não tiver sido possível preveni-las.
A fisioterapia trabalha estimulando o sistema neuromuscular através da associação de movimentos das articulações e músculos. A má postura leva a tensões, lesões, fluxo de sangue diminuído no local, células nutridas de forma deficitária e pouco estímulo dos neurônios. Então, a prática trabalha estrategicamente refazendo esta ligação dos pontos que estão falhos. Desta forma, manobras são aplicadas no local para liberá-lo das tensões e compressões, para depois ajustá-lo ao posicionamento correto.
Reencontro com o equilíbrio
Através dela acontece a melhora do equilíbrio da estrutura física e também o reajuste de todo o sistema muscular, primeiramente da área afetada e depois de todo o corpo. Desta forma não só a má postura é corrigida, como também as alterações ortopédicas que ela causou. A pessoa ainda pode resgatar o controle motor e ela faz com que as pessoas conheçam o limite de seus corpos, ou seja, até onde ele suporta atividade.
Acesse nosso site: www.soniatakara.com.br para conhecer mais sobre os nossos serviços e, se tiver qualquer dúvida, entre em contato conosco pelo telefone 11 4777-9311