A cultura oriental é milenar e muito diferente da praticada no lado ocidental do planeta. Existem muitos saberes nos países banhados pelo oceano pacífico capazes de melhorar o autoconhecimento pessoal e a forma como cada um se relaciona com a própria vida. Hoje, vamos falar sobre o Ikigai, um dos grandes segredos japoneses para a longevidade saudável!
O que significa Ikigai?
A palavra japonesa não tem uma tradução literal e exata na Língua Portuguesa, mas pode ser definida, de maneira mais aproximada, como a busca pela razão de ser de cada um, o encontro dos propósitos de vida. Os japoneses acreditam que cada pessoa carrega consigo o seu próprio Ikigai, mas precisa descobri-lo para dar sentido à sua existência.
Como encontrar o meu Ikigai?
Muitos livros e artigos científicos já se debruçaram sobre o Ikigai e propuseram diferentes formas de encontrar esse propósito. Uma delas é bastante simples: ao invés de simplesmente se entregar a esse ritmo frenético que toma conta da rotina de todo mundo, pare por um momento e pergunte a si mesmo “o que me faz acordar todas as manhãs?”, “o que me motiva?”.
Outra forma mais sistemática de encontrar o Ikigai é utilizar um Diagrama de Venn, aquele bem comum em estudos matemáticos, que representa graficamente os elementos de um conjunto – inclusive, demonstrando os elementos que aparecem em comum entre esses conjuntos, nas áreas de intersecção.
Na busca do Ikigai, o diagrama teria quatro conjuntos, cujos elementos seriam as respostas para essas perguntas:
- O que você gosta?
- Em que você se destaca?
- Por qual tarefa você gostaria de ser remunerado?
- Do que o mundo precisa?
O Ikigai “ideal” estará justamente no ponto de intersecção entre esses quatro campos. Esses seriam os pilares de uma vida com propósito.
Qual a relação entre Ikigai e longevidade?
Em alguns pequenos vilarejos japoneses, a vida dos moradores é quase que totalmente orientada pelo Ikigai. Nesses locais, as pessoas dão mais importância às confraternizações com os amigos, a uma alimentação saudável, atividades físicas, etc. Porque sabem que o que importa na vida está muito além de bens materiais. O resultado disso é uma longevidade prolongada e baixa taxa de doenças crônicas.
Além disso, quando alguém tem algum propósito para a sua existência, é natural que a vida se torne mais importante e que essa pessoa se agarre a ela. O Ikigai é uma motivação, é aquilo que faz com que o indivíduo tenha por que viver.
Dicas para encontrar o Ikigai
Se nunca fez esse exercício de buscar o seu propósito, algumas pequenas orientações podem ajudar: procure sair do modo piloto automático e pergunte a si mesmo todos os dias o que lhe traz felicidade; não tente encontrar a sua razão de existir olhando para os outros; faça aquilo que lhe faz sentir vivo, ainda que seja um hobby; esteja disposto a sair da sua zona de conforto.
É possível que o Ikigai “floresça” em cada um em diferentes momentos. Se você ainda não descobriu o seu, não se preocupe, apenas continue na busca diária e certamente o encontrará.
Sentir-se bem consigo mesmo é muito importante para o Ikigai e nisso nós podemos ajudar. Acesse nosso site www.soniatakara.com.br, para conhecer melhor os nossos serviços.