fisioterapia-ortopedica-como-ela-age-na-prevencao-de-patologias-musculares-20190327112109

Fisioterapia ortopédica: Como ela age na prevenção de patologias musculares?

Ninguém está imune de desenvolver uma patologia muscular crônica, através do esforço repetitivo ou mesmo do desgaste do corpo. A bursite, lombalgia, tendinite, distensões musculares, osteoporose, além de luxações e entorses,  entre outros, podem ser prevenidas através da prática da fisioterapia ortopédica. Ela é essencial para o alívio das dores e restabelecimento da capacidade funcional, resgatando a tonicidade e a força.

Prevenção de dores e desgastes da estrutura osteomuscular

No dia a dia é muito comum recorrer à fisioterapia ortopédica após uma lesão, como uma entorse, fratura, luxação etc. Ela trará o benefício do restabelecimento da amplitude de movimento da área afetada, a recuperação do tônus muscular, tendões e ligamentos e o alívio das dores. Entretanto, poucos fazem o uso dela em ações preventivas, como forma de manter sua estrutura osteomuscular íntegra, contra o surgimento de doenças crônicas e dos impactos de esforço.

Realizar sessões de fisioterapia ortopédica traz o alívio das dores e faz com que o paciente esteja mais consciente, com relação a postura, durante as atividades do seu dia a dia.

As dores e as tensões, em qualquer região do corpo, não diagnosticadas e não tratadas adequadamente, começa a criar um processo de compensação articular e muscular. Através das técnicas utilizadas na fisioterapia (analgesia, relaxamento, alongamentos, fortalecimentos, propriocepção e orientações posturais nas atividades diárias) pode beneficiar na correção dessas compensações resgatando o equilíbrio global.

Recursos que podem ser utilizados na fisioterapia ortopédica

Na Fisioterapia convencional, podem ser utilizados vários recursos fisioterapêuticos dependendo de cada caso (agudo, subagudo e crônico) e objetivo do tratamento. Alguns recursos utilizados são:

  •  Eletrotermofototerapia: US (Ultra-som); OC (Ondas curtas); TENS (Eletroestimulação transcutânea); Laser; Corrente combinada; Infravermelho; Corrente Russa; FES etc.
  •  Terapia manual e a cinesioterapia – estes métodos podem ser utilizados de forma independente ou combinados. Na terapia manual pode-se aplicar várias técnicas, dependendo de cada caso, por exemplo, técnicas de mobilização  articular, que diminuem algias, rigidez e ainda proporcionam o reposicionamento do segmento. Outras técnicas: liberação miofascial, Pompage, Técnicas de Cadeias musculares Busquet, R.P.G., Método Sohier, Mulligan, Maitland, massagem reflexa… entre outros.
    Já a cinesioterapia (exercícios de relaxamento, alongamentos, exercícios isométricos, exercícios passivos, ativos, fortalecimentos, treino de equilíbrio etc) melhora a amplitude do movimento, aumenta a força muscular , treina e melhora a propriocepção/estabilização do segmento.

Um trabalho que deve ser global e preventivo

O interessante da fisioterapia preventiva é que a sua prática começa no consultório, mas também deve ser complementada em casa. Isso porque o fisioterapeuta irá orientar, sugerir, quando necessário, mudanças de hábitos (quando apresentam vícios posturais e movimentos incorretos, etc), em situações diárias, seja no ambiente doméstico, no trabalho ou nas atividades esportivas.

O tratamento não será eficiente, caso não haja, também, por parte do paciente, uma mudança de postura quando necessário. O objetivo é prevenir desconfortos, dor, limitações no futuro e não tratar apenas o sintoma local.

Evite que o corpo chegue ao limite

Por fim, a fisioterapia ortopédica também consegue detectar e tratar precocemente problemas musculares, nos ligamentos, nos tendões ou relacionados a postura. É importante, também, que tenha um diagnóstico médico para descartar qualquer outro problema de origem visceral.

Qualquer disfunção que possa interferir ou comprometer a mobilidade de uma pessoa pode ser facilmente detectada e imediatamente tratada. Pelo ritmo do cotidiano nem sempre prestamos a atenção necessária para as respostas que o corpo dá às nossas ações e quando menos esperamos uma lesão aparece.

Acesse nosso site: www.soniatakara.com para conhecer nossos serviços. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco pelo telefone 11 4777-9311

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Fechar Menu