young pretty woman hands up and relaxing

Entenda como sua respiração pode influenciar na sua postura

Existem dois erros que fazem parte do dia a dia de uma grande quantidade de pessoas, que a maioria não percebe e que, muitas vezes, estão intimamente interligados: a respiração e a postura. É sempre importante lembrar que todos os nossos órgãos e sistemas estão conectados, por isso, quando um deles se torna disfuncional, afeta os demais. Isso acontece com o processo respiratório, saiba como.

Bloqueio respiratório e alinhamento corporal

Os bloqueios respiratórios são dificuldades que as pessoas têm para executar determinados movimentos que são próprios e naturais da respiração, como suspirar, por exemplo, soltar o ar ou puxá-lo com intensidade. Quando alguém não consegue fazer com que a respiração flua normalmente, em todas essas etapas, alguns músculos do corpo, principalmente do pescoço e do tórax acabam se tensionando e retraindo. Músculos tensos e retraídos resultam em uma postura incorreta, curvada.

Por consequência, uma postura curvada impede que os órgãos envolvidos na respiração fiquem corretamente alinhados. Assim, respirar se torna ainda mais difícil, porque o ar não consegue seguir seu fluxo natural dentro do organismo. Isso significa que essa relação entre o bloqueio respiratório e a retração muscular se retroalimenta.

Quando o corpo está alongado e ereto, a respiração consegue completar todo o seu ciclo e isso garante que todos os órgãos e tecidos vão receber a quantidade adequada de oxigênio, o que é fundamental para o seu funcionamento.

Consciência corporal

Dificilmente uma pessoa consegue perceber sozinha que a sua respiração está inadequada, o que se nota é o desequilíbrio da postura, principalmente quando ele provoca dores na coluna. Ao identificar que a sua postura está incorreta, a pessoa tende a, conscientemente, alinhá-la e sem que perceba, isso vai melhorar também o fluxo respiratório.

O problema é que assim que esse indivíduo retoma suas atividades normais do dia a dia, tende a se esquecer da postura e volta a ficar com a coluna curvada sobre a mesa do computador, por exemplo. Por isso, exercícios fisioterapêuticos, R.P.G. , Pilates e Isostretching são bem  recomendados para fazer com que a correção postural se torne consciente, automática, sendo completamente incorporada no dia a dia.

Fluxo de energia

A respiração não é a única prejudicada por uma postura inadequada: quando a extensão da coluna vertebral não está alinhada, a energia também não consegue fluir, ou seja, o fluxo energético também é obstruído, impedindo a nutrição completa das células. Isso compromete o equilíbrio e a harmonia do organismo.

Além da fisioterapia, R.P.G.,  existem outras medidas que podem ser adotadas no cotidiano que vão tanto ajudar na respiração quanto na postura, equilibrando a relação entre elas. As atividades físicas estão no topo da lista, como a natação, corrida e similares. O pilates também é uma ótima modalidade para trabalhar a postura e a respiração, assim como a Yoga, que ainda se concentra no fluxo energético do corpo.

É bem importante incluir alguma atividade assim na sua rotina. Com a respiração e a postura em dia, a sua qualidade de vida tende a aumentar bastante!

Se quiser saber mais sobre a fisioterapia, entre em contato conosco por telefone 11 4777-9311, ou então acesse nosso site: www.soniatakara.com.br  para conhecer melhor os nossos serviços.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email