"> Entenda como sua respiração pode influenciar na sua postura
young pretty woman hands up and relaxing

Entenda como sua respiração pode influenciar na sua postura

Existem dois erros que fazem parte do dia a dia de uma grande quantidade de pessoas, que a maioria não percebe e que, muitas vezes, estão intimamente interligados: a respiração e a postura. É sempre importante lembrar que todos os nossos órgãos e sistemas estão conectados, por isso, quando um deles se torna disfuncional, afeta os demais. Isso acontece com o processo respiratório, saiba como.

Bloqueio respiratório e alinhamento corporal

Os bloqueios respiratórios são dificuldades que as pessoas têm para executar determinados movimentos que são próprios e naturais da respiração, como suspirar, por exemplo, soltar o ar ou puxá-lo com intensidade. Quando alguém não consegue fazer com que a respiração flua normalmente, em todas essas etapas, alguns músculos do corpo, principalmente do pescoço e do tórax acabam se tensionando e retraindo. Músculos tensos e retraídos resultam em uma postura incorreta, curvada.

Por consequência, uma postura curvada impede que os órgãos envolvidos na respiração fiquem corretamente alinhados. Assim, respirar se torna ainda mais difícil, porque o ar não consegue seguir seu fluxo natural dentro do organismo. Isso significa que essa relação entre o bloqueio respiratório e a retração muscular se retroalimenta.

Quando o corpo está alongado e ereto, a respiração consegue completar todo o seu ciclo e isso garante que todos os órgãos e tecidos vão receber a quantidade adequada de oxigênio, o que é fundamental para o seu funcionamento.

Consciência corporal

Dificilmente uma pessoa consegue perceber sozinha que a sua respiração está inadequada, o que se nota é o desequilíbrio da postura, principalmente quando ele provoca dores na coluna. Ao identificar que a sua postura está incorreta, a pessoa tende a, conscientemente, alinhá-la e sem que perceba, isso vai melhorar também o fluxo respiratório.

O problema é que assim que esse indivíduo retoma suas atividades normais do dia a dia, tende a se esquecer da postura e volta a ficar com a coluna curvada sobre a mesa do computador, por exemplo. Por isso, exercícios fisioterapêuticos, R.P.G. , Pilates e Isostretching são bem  recomendados para fazer com que a correção postural se torne consciente, automática, sendo completamente incorporada no dia a dia.

Fluxo de energia

A respiração não é a única prejudicada por uma postura inadequada: quando a extensão da coluna vertebral não está alinhada, a energia também não consegue fluir, ou seja, o fluxo energético também é obstruído, impedindo a nutrição completa das células. Isso compromete o equilíbrio e a harmonia do organismo.

Além da fisioterapia, R.P.G.,  existem outras medidas que podem ser adotadas no cotidiano que vão tanto ajudar na respiração quanto na postura, equilibrando a relação entre elas. As atividades físicas estão no topo da lista, como a natação, corrida e similares. O pilates também é uma ótima modalidade para trabalhar a postura e a respiração, assim como a Yoga, que ainda se concentra no fluxo energético do corpo.

É bem importante incluir alguma atividade assim na sua rotina. Com a respiração e a postura em dia, a sua qualidade de vida tende a aumentar bastante!

Se quiser saber mais sobre a fisioterapia, entre em contato conosco por telefone 11 4777-9311, ou então acesse nosso site: www.soniatakara.com.br  para conhecer melhor os nossos serviços.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Fechar Menu