Quem não quer se livrar das dores e tensões que se acumulam no corpo durante o dia a dia? O desconforto e o incômodo não podem ser parceiros de vida, precisam ser trabalhados e eliminados. Estar bem, viver bem e ter qualidade de vida deve ser o objetivo quando se procura tratamentos fisioterapêuticos.
A ciência e os profissionais especializados estão cada vez mais instigados em compreender o corpo e melhorar o seu desempenho, a sua capacidade muscular e articular, através do conhecimento e desenvolvimento do método das Cadeias Musculares de Busquet.
No que está baseado o método
O fisioterapeuta francês Léopold Busquet , desenvolveu o método Busquet que é baseado em um exame completo que coloca em evidência os pontos de tensão nas diferentes partes do corpo, ao nível de cada uma das cadeias. É um método de tratamento manual: para liberar as zonas de tensão; devolver uma boa mobilidade tecidual nas diferentes cadeias; devolver uma melhor função dinâmica e devolver uma melhor função estática.
O conjunto de funções do corpo é naturalmente programado. Nosso objetivo é simples: remover o máximo de tensões estruturais parasitas que são à base de disfunções, deformações e dores.
O estudo do caminho das dores
Busquet se preocupou em estudar os caminhos das dores, o corpo como um todo e não somente o trauma/lesões e dores isoladas.
Portanto, as cadeias fisiológicas de Busquet são circuitos anatômicos através dos quais se propagam as forças organizadoras do corpo. O grande interesse desse método é o de integrar toda a anatomia da cabeça aos pés valorizando a relação contentor-conteúdo, entre o musculoesquelético e o visceral.
As técnicas são essencialmente baseadas em relaxamentos, posturas e liberações teciduais a fim de reprogramar o bom funcionamento das cadeias fisiológicas.
O tratamento é simples, concreto e global, seu objetivo é o de liberar ao máximo as tensões parasitas que são à base de disfunções, deformações e dores. O resultado do tratamento se deve a uma intervenção qualitativa do fisioterapeuta, sendo que o corpo realiza uma parte importante da recuperação graças à programação de suas diferentes funções.
Compreendendo a ação das cadeias fisiológicas
Qualquer órgão que esteja funcionando de maneira desajustada libera tensões também no tecido conjuntivo que o envolve. A partir daí todo o músculo entra em desordem, que só evolui, podendo chegar a questões articulares e também posturais.
O que é muito comum é o surgimento de compressões de discos da coluna, escoliose, desequilíbrios da pelve, tensões nos joelhos e tantas outras. Todos estes fatores somados levam ao desenvolvimento de dores crônicas. O que deve ser combatido.
A quem o método atende?
Por isso o método Busquet é indicado para os mais diferentes grupos de pessoas. Nos recém-nascidos pode auxiliar no tratamento das tensões, que podem ter surgido no momento do parto como estrabismo, sono, choro, torcicolo congênito, regurgitações e outras.
Nas crianças, ajuda nas deformações dos pés, joelhos, tornozelos, cifoses, lordoses, escoliose, dores do crescimento, má oclusão entre outros.
Nos esportistas, para tratamento, prevenção de lesões e melhora de performance;
Já nos idosos, sedentários, com a finalidade de atenuar as disfunções físicas, orgânicas, assim como os efeitos da artrose.
Acesse nosso site : www.soniatakara.com.br e conheça nossos serviços. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco através do telefone 11 4777-9311