Como o Pilates trabalha na promoção do equilíbrio entre corpo, mente e espírito
Você certamente já ouvir falar em Pilates. Esse tipo de exercício embora possa parecer algo moderno, foi criado há mais de cem anos. Com o objetivo de aumentar a qualidade e os controles dos movimentos, o Pilates é um exercício com muitos benefícios; um dos principais deles é trazer equilíbrio para o corpo, a mente e o espírito. Mas como isso acontece? O que o Pilates faz para conseguir equilibrar todos esses aspectos?
Neste texto, falaremos um pouco mais sobre essa prática e como ela traz esse equilíbrio para o nosso organismo. Acompanhe a seguir!
Para que serve o Pilates?
Criado pelo alemão Joseph Pilates, originalmente era chamado de “Contrologia”, isso porque o objetivo que o J. Pilates visava alcançar nos seus pacientes aumento do controle da mente e do corpo, sendo ele pioneiro ao pensar em um exercício que integrasse atividade física com condicionamento mental.
Para isso, a prática se baseia em 6 princípios básicos: respiração, fluidez, precisão, concentração, centro de força e controle.
Como o Pilates age no corpo?
O Pilates é um exercício bastante completo porque as atividades trabalham com todas as partes do corpo; os exercícios são feitos de forma progressiva, podendo ser realizado com auxílio de aparelhos e instrumentos que permitem maior mobilidade e resistência, por meio de elásticos, molas, bolas, de acordo com a necessidade de cada paciente.
O fortalecimento muscular é uma das mudanças trazidas pelo Pilates e como os aparelhos trabalham com alongamento e flexibilidade, acabam por aumentar o tônus muscular, sendo assim uma opção para quem deseja definir os músculos e aumentar a massa magra.
Como trabalha com consciência corporal, o Pilates acaba sendo uma excelente forma de melhorar o equilíbrio, a postura e a coordenação motora.
Como o Pilates equilibra o corpo, a mente e o espírito?
Joseph Pilates já observava que a agitação da vida moderna estava afetando negativamente a vida das pessoas, tanto física, quanto mentalmente.
O inventor do método também foi pioneiro ao estabelecer uma relação profunda entre corpo e mente, algo que muitos cientistas estudam atualmente. A teoria de Kathy Corey é uma das principais instrutoras de Pilates atualmente, e foi treinada por discípulos diretos de Joseph: ela defende que a prática do Pilates só é completa quando a mente, o corpo e o espírito trabalham juntos.
Através das técnicas de respiração e concentração, o Pilates constrói uma sinergia entre ações e pensamentos, sendo a técnica capaz de auxiliar pacientes que sofrem de transtornos mentais, como depressão e ansiedade.
Por trabalhar sempre unido a concentração, há conexão entre a sua mente e corpo para que possa gerar maior ativação muscular, gerando desta forma o ganho de força; quando executado de forma correta e controlada, os benefícios proporcionam muito além de benefícios musculares, como por exemplo uma criança que se beneficia da prática do método diminuindo sua dispersão e hiperatividade.
Qualquer um pode praticar Pilates?
Uma das grandes vantagens do Pilates é que é um exercício sem contraindicações, porém dependendo de cada caso exigem atenção e cuidados por parte do instrutor. Embora seja mais buscado por quem deseja melhorar o condicionamento físico, também é indicado para pessoas da terceira idade, gestantes e pacientes que buscam se reabilitar após uma lesão muscular.
Quer equilibrar o seu corpo, a sua mente e o seu espírito? Então, agende já uma aula experimental, sem compromisso! Entre em contato pelo número (11) 4777-9311/ 11 99935-4370 (whatsapp).