cifose-como-essa-doenca-afeta-a-coluna-e-pode-deixar-corcunda-20190523172045.jpg (1)

Cifose: como essa doença afeta a coluna e pode deixar corcunda?

Você já ouviu falar em cifose? Para começar, é preciso compreender um pouco mais sobre a coluna vertebral. Quado ela é observada de frente, aparenta ser reta. Porém, quando avaliada de perfil, pode-se notar que apresenta algumas curvaturas, que são consideradas normais e conferem o aspecto de um S.

Essas curvaturas são fisiológicas e são essenciais para o bom funcionamento do corpo humano e para que o equilíbrio seja mantido. Porém, às vezes, essa curvatura não apresenta o formato esperado. É isso que acontece quando a pessoa tem cifose, no caso subtende-se hipercifose. Pois, cifose é a curvatura fisiológica, normal.

O que é cifose (hipercifose) ? O que causa?

Cifose (hipercifose) é quando a coluna não tem um formato esperado e há um aumento da curvatura nas regiões torácica, para trás, no sentido ântero-posterior, dando o aspecto do que é chamado popularmente como corcunda.

A principal característica da pessoa que tem cifose (hipercifose) é possuir as costas abauladas, resultantes do aumento exagerado da curvatura da coluna. Com o abaulamento, a cabeça, os ombros e o pescoço são projetados para frente.

A postura errada, tanto na hora de trabalhar quanto nos momentos de diversão, pode causar a cifose (hipercifose) . O enfraquecimento da musculatura e a falta de condicionamento físico também podem dar origem à doença.

A deformação da coluna pode ainda ser secundária à doenças como:

  • Osteoporose;
  • Osteocondrose espinhal;
  • Espondilite anquilosante;
  • Poliomielite;
  • Tuberculose, entre outras.

A doença pode se manifestar em pessoas de qualquer idade, mas é mais comum na adolescência e raramente em bebês recém-nascidos.

A deformação acontece aos poucos e nem sempre é acompanhada de sintomas. No geral, os sinais só são apresentados quando o quadro já está mais evoluído. Nesses casos, o indivíduo se queixa de fadiga, dores e rigidez da coluna.

Como é feito o diagnóstico de cifose (hipercifose)?

Além do exame físico, com observação da coluna de perfil, de frente e de costas, o médico poderá solicitar exames de raios X da coluna para concluir o diagnóstico.

Com a radiografia em mãos será possível confirmar a existência do desvio da coluna e mensurar o grau das curvaturas. Além disso, o profissional poderá verificar se há lesões em discos e as articulações.

Em alguns casos específicos, o ortopedista poderá solicitar também a tomografia computadorizada com ressonância magnética antes de determinar o melhor tratamento.

Tratamento da cifose

O tratamento varia muito de acordo com o grau do desvio, da origem do problema, da idade do paciente e a intensidade da dor.

No geral, o tratamento tem como principal objetivo interromper a progressão da doença e melhorar a qualidade de vida do paciente, ao amenizar os sintomas.

Caso haja uma doença causadora da cifose (hipercifose), isto é, se ela não for resultante da má postura, a patologia precursora deverá ser tratada. Pode ser necessário também perder peso, em caso de obesidade.

No geral, o tratamento da cifose (hipercifose) se dá através da fisioterapia, que ajuda no fortalecimento da musculatura. Uma das técnicas aplicadas é a de R.P.G – Reeducação Postural Global, com objetivo de reeducar a postura através da conscientização,  reequilibrar as cadeias musculares e consequentemente aliviar as dores entre outros.

O uso de coletes ortopédicos, palmilhas especiais e de analgésicos também é frequente.

Para saber mais, sobre os serviços oferecidos acesse nosso site: www.soniatakara.com.br  e, caso fique alguma dúvida, entre em contato conosco!

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email