bursite-o-que-e-e-quais-os-sintomas-20190523165254

Bursite: o que é e quais os sintomas?

A bursite é um tipo de inflamação bastante comum na região das articulações. Sua denominação faz referência às bursas, que são similares a pequenas bolsas localizadas entre os ossos, músculos e tendões, cuja função é reduzir o atrito entre as duas superfícies em movimento de diversas partes do corpo como os joelhos, ombros, cotovelos e quadril.

Entre as causas da bursite está a movimentação repetitiva de uma articulação, que pode iniciar um processo inflamatório acompanhado de dores intensas. Essa condição requer intervenção médica e tratamento, que pode se estender,  em alguns casos, por até alguns meses.

Entenda, a seguir, quais são os fatores que podem originar a bursite e saiba quais são os principais sintomas. Acompanhe!

Quais são as causas da bursite?

A inflamação das bursas é mais provável de se iniciar em indivíduos que realizam atividades repetitivas, posturas inadequadas, durante um período prolongado.

Contudo, a condição pode ser causada por outros fatores como lesões, infecções, alguns tipos de artrite como a reumatoide e a inflamatória, trauma e gota.

Fatores de risco

Existem, também, fatores de risco para o desenvolvimento da bursite. A idade é um dos principais, pois o envelhecimento traz outras condições favoráveis à inflamação das bursas.

Diabetes e peso acima do recomendado também podem propiciar o aparecimento da bursite. No caso da obesidade, a inflamação pode surgir, principalmente, no quadril e joelhos.

Tratamento

O tratamento dependerá da causa, mas a intervenção fisioterapêutica costuma ser imprescindível para tratar as dores e causas da bursite. Intervenção cirúrgica raramente é necessária nesses casos.

O repouso e o posicionamento adequado da articulação afetada  também é uma das condições necessárias para a sua recuperação. Apesar de o incômodo ser atenuado com a fisioterapia, pode haver recorrência da inflamação se não for tratado adequadamente.

Quais são os sintomas da bursite?

Os sintomas mais comuns que levam o paciente a buscar o diagnóstico médico e a fisioterapia são:

  • sensibilidade e dor;
  • rigidez da articulação afetada;
  • intensificação dos sintomas ao movimentar e pressionar o local;
  • pode haver inchaço, vermelhidão, erupções cutâneas e febre.

Além disso, há outros indícios que podem passar a afetar a qualidade de vida do paciente e impedir que ele desempenhe as ocupações da sua rotina pessoal e profissional:

  • prejuízos na realização de atividades comuns ao dia a dia devido à limitação dos movimentos
  • dores agudas;
  • impossibilidade de movimentar uma articulação devido a uma intensificação repentina da dor;
  • desconforto durante a noite com dificuldade para encontrar uma posição cômoda para dormir.

Como você pode se prevenir contra a inflamação das bursas?

Evitar a bursite é possível tanto para quem nunca tenha apresentado essa inflamação tanto quanto para quem já passou por essa experiência e deseja evitar recorrências. Proteger as articulações é a melhor forma de evitar o desgaste das bursas.

Para isso, recomenda-se algumas medidas:

  • utilize almofadados caso precise ficar muito tempo de joelhos;
  • se possível, sente-se ao invés de ficar agachado por muito tempo;
  • se alongue antes de iniciar exercícios e atividades físicas intensas;
  • leve um estilo de vida ativo com a prática de algum esporte ou exercício físico, assim suas articulações podem ser fortalecidas;
  • faça alternações entre atividades que exigem repetições e pequenos intervalos;
  • mantenha uma postura adequada, sente-se, levante-se e movimente-se da forma correta;
  • procure manter um peso corporal adequado.

Neste artigo você entendeu o que é a bursite e quais são seus sintomas e causas. Agora, que tal acessar o nosso site: www.soniatakara.com.br   e conhecer os nossos serviços? Se preferir, entre em contato 11 4777-9311 para tirar dúvidas.

Compartilhe

Compartilhar no facebook
Compartilhar no google
Compartilhar no twitter
Compartilhar no linkedin
Compartilhar no pinterest
Compartilhar no print
Compartilhar no email
Fechar Menu