É apaixonado por tênis e não sabe como prevenir as lesões que podem surgir com a prática? Veja as dicas que preparamos com tudo o que você precisa entender.
Tênis no Brasil
O número de praticantes ou fãs do esporte vem crescendo no país, assim como o número de lesões ocasionadas pela prática. Independentemente de ser um jogador amador ou profissional, tais lesões podem prejudicar o andamento de atividades rotineiras, além de poder diminuir o rendimento a médio ou longo prazo. Por essa razão, é imprescindível que todos os envolvidos na prática do tênis, do técnico ao atleta, estejam cientes sobre as lesões mais frequentes e quais as suas implicações, de forma a promover um tratamento adequado e eficaz ao lesionado.
Lesões no tênis
O sofrimento de lesões ou sua reincidência variam, conforme o nível do atleta. Geralmente, são os mais jovens que apresentam o maior número de lesões, sobretudo, devido à pouca experiência. Dados divulgados pela Revista Tênis apontam que, quando considerados atletas de todos os níveis, a ocorrência de lesões é de 3 a cada mil horas de prática. A maioria das lesões no tênis ocorre nos membros inferiores (de 31% a 67%), como tornozelos e coxas, e costumam ser agudas e recorrentes. Em seguida, os membros superiores (20% a 49%), como ombro e cotovelo, de caráter crônico e menor incidência. A região do tronco aparece em terceiro lugar (3% a 21%).
Principais lesões no tênis
Epicondilite Lateral (Tennis Elbow)
Uma das lesões mais frequentes é a epicondilite lateral, popularmente conhecida como Tennis Elbow ou Cotovelo de Tenista. Trata-se de uma inflamação nos tendões do antebraço e a dor se apresenta no cotovelo, que pode ficar sensibilizado. É causada por movimentos repetitivos em excesso ou trauma. Pode também ser causado pelo uso inadequado da raquete.
Lombalgia (dor lombar)
Atletas ativos podem sofrer com a lombalgia, termo técnico para a dor lombar. Aproximadamente 85% dos praticantes podem ser atingidos de forma aguda ou crônica.
Lesões no quadril
Lesões no quadril são frequentes em tenistas. O tamanho (trofismo) do lado não dominante do atleta, que tende a ser maior em relação ao lado dominante, pode levar a dores crônicas ou até mesmo o desenvolvimento de doenças degenerativas no quadril, como a osteoartrite, por exemplo.
Lesões nos joelhos
A grande sobrecarga nos joelhos é responsável pelo surgimento de diversas lesões, que podem debilitar o acesso do praticante ao esporte. Podemos citar ainda, o desenvolvimento de doenças como a dor patelofemoral e a tendinopatia patelar.
Como prevenir as lesões no tênis
Alguns cuidados simples podem auxiliar na prevenção das lesões acima citadas:
- Busque um treinamento técnico profissional para a realização de movimentos corretos e de menor impacto negativo ao corpo;
- Invista em tênis e raquetes adequados: Esteja atento às indicações do seu instrutor de Tênis com relação à utilização de tênis e raquete.
- Realize um aquecimento antes dos treinos e jogos;
- Após o treinamento ou jogo, realize sempre o desaquecimento através de corrida e alongamentos;
- Busque um profissional fisioterapeuta para tratamentos preventivos (Fisioterapia, alongamentos, fortalecimentos, acupuntura, Pilates, R.P.G., entre outros);
- Invista em treinos de musculação, de forma a promover o equilíbrio muscular;
- Evite excessos e mantenha o corpo descansado e hidratado.
Confira nossos serviços disponíveis através do nosso site: www.soniatakara.com.br e, para mais informações, entre em contato conosco através do telefone (11)4777-9311!