Quando aquela dor nas costas aparece, a reação mais comum da maioria das pessoas é recorrer a medicamentos para aliviar o problema, especialmente os analgésicos. No entanto, não é a solução mais adequada, já que qualquer remédio provoca efeitos colaterais no organismo e pode ser uma medida paliativa, e a dor reaparece depois de um tempo.
Nessas situações, o mais indicado não é tratar apenas os sintomas (o que acontece quando tomamos medicamentos para aliviar a dor), mas resolver o problema em sua origem. Para isso, conheça 4 terapias para dor que vão além de analgésicos e que certamente vão proporcionar mais qualidade de vida para você.
1. Pilates
O pilates é considerado tanto um conjunto de exercícios físicos, pois promove o condicionamento físico, quanto uma terapia, já que pode ser aplicado de forma individual e/ou em grupo. Essa técnica realiza uma combinação entre corpo, espírito e mente, através de exercícios executados em séries com repetições para cada grupo muscular.
Como o pilates abrange exercícios de equilíbrio, atenção, concentração, coordenação motora, flexibilidade e fortalecimento, exercícios respiratórios e autocontrole, ele provoca não somente a prevenção e o tratamento de dores na fase crônica, mas também a melhora da consciência corporal, o controle do estresse e o equilíbrio emocional.
2. Acupuntura
A acupuntura é uma das práticas terapêuticas mais antigas do mundo, com pelo menos cinco mil anos de existência. Essa técnica milenar é utilizada para equilibrar os canais de energia do nosso corpo. Para isso, agulhas finas e metálicas, são usadas para penetrar a pele e atingir um dos inúmeros pontos energéticos presentes no organismo (cada pessoa possui cerca de mil em todo seu organismo). Para que tem medo de agulhas, pode ser utilizado o laser, entre outros.
Essa terapia apresenta uma visão integral do ser humano e aborda em seus tratamentos todos os sintomas, sejam eles físicos, emocionais ou comportamentais. Dessa maneira, abrangem o problema de saúde como algo maior, e não de forma pontual.
3. Cadeias musculares
As cadeias musculares são essenciais para o processo terapêutico. Elas consistem em um grupo poliarticular de músculos que age como se fosse um grande conjunto com as mesmas características – geralmente direção e sentido iguais.
Quando o profissional trata um problema, ele deve observar sempre toda a extensão da cadeia, já que a dor em um músculo, por exemplo, dificilmente é isolada. Afinal, irradia dores e tensões ao longo dessa cadeia. Ao aplicar esse conceito em uma terapia, a chance de reabilitação é muito grande.
4. R.P.G.
Esta é a sigla para Reeducação Postural Global, uma técnica de fisioterapia utilizada para a promoção do equilíbrio dos músculos responsáveis pela sustentação e postura do corpo. Para isso, são aplicados procedimentos que diminuem a tensão nos músculos e das cadeias musculares como um todo, a fim de reorganizar essas estruturas.
Para o R.P.G., cada pessoa responde de maneira diferente ao mesmo problema de saúde. Assim, não se pode cuidar apenas do local da dor, mas sim do corpo todo. Por isso, ela é recomendada para o tratamento de diversas patologias, como lesões articulares, problemas na coluna, doenças neurológicas que causam rigidez muscular, entre outras.
Se quiser conhecer mais as terapias que temos em nossa clínica, acesse o nosso site: www.soniatakara.com.br , e veja o que podemos fazer pela sua saúde. Em caso de dúvidas, entre em contato conosco por telefone 11 4777-9311.