Você também sente que suas dores aumentam nas temperaturas frias e que, com a chegada no inverno, essa sensação se torna ainda maior? Entenda agora o motivo e saiba como a fisioterapia pode ajudar.
À medida que julho vai chegando, o frio vem junto com ele. Embora essa época do ano seja boa para se aconchegar no sofá com cobertores e bons filmes, também é um período propenso a muitos mitos e verdades sobre como o clima frio afeta sua saúde e causa dores.
Uma pesquisa publicada na Revista Brasileira de Reumatologia apontou a incidência de elementos meteorológicos como a friagem na dor de pacientes, especialmente aqueles que apresentam a osteoartrite, assumindo que diversos indivíduos são sensíveis ao clima e que a escala de dor pode ser bastante variável nestas épocas.
Pacientes com artrite são frequentemente afetados pela friagem, uma vez que ela envolve a degeneração da cartilagem e ossos nas articulações, causando inchaço, rigidez, dor e diminuição da amplitude de movimento.
Contudo, é importante lembrar que o frio pode aumentar as dores, mas as doenças não aparecem ou pioram por causa dele.
Temperaturas mais baixas
O enrijecimento da musculatura acaba por ser uma resposta involuntária na busca do nosso corpo conseguir acumular calor, contudo nestas condições temos a tendência de nos encolhermos cada vez mais promovendo uma contração exacerbada de músculos e tendões favorecendo instalação de processos inflamatórios ou agravamento de condições já existentes.
Diminuição do fluxo sanguíneo nas extremidades
Com o efeito do frio os vasos sanguíneos se contraem em excesso e causam uma situação denominada vasoconstrição; tal situação gera uma diminuição da irrigação sanguínea nos tecidos musculares, fazendo com que desta forma nosso corpo precise emitir resposta perante tal circunstância, o que afeta diretamente a flexibilidade corporal podendo agravar quadros álgicos ou desenvolvendo mesmo na ausência de lesões.
Falta de Vitamina D
Inverno traz menos luz do dia que é vital para a produção de vitamina D, utilizada para manter ossos e cartilagens saudáveis. Portanto, com menos vitamina D, a dor pode ser pior, principalmente para pacientes com osteoartrite.
Exposição ao sol em horários adequados auxilia o corpo a metabolizar cálcio, vitamina D e auxiliar manutenção óssea.
Articulações
Com baixas temperaturas, o líquido que reveste nossas articulações e apresenta a função de lubrificação passa a conferir a característica de maior viscosidade tornando o mais espesso, fazendo com que desta forma o paciente apresente limitações de amplitude articular e com isso passe a se movimentar menos.
Calor
É recomendado se manter bem protegido contra o frio para diminuir essas sensações mais intensas de dor, com o uso de agasalhos, banhos mornos, bolsas de água quente, o calor é capaz de relaxar seus músculos, ligamentos e tendões, promovendo desta forma alívio da pressão sobre suas articulações e facilitando a circulação sanguínea.
É necessário que sejam feitas atividades físicas orientadas e de baixo impacto para que seja mantida a lubrificação adequada de suas articulações, como caminhadas e alongamentos e para que não entremos no ciclo vicioso dor- imobilidade – dor, assim como preconizar alongamento e aquecimento antes das atividades a fim de preparar o corpo ao estímulo que será recebido.
Outras formas de alívio podem ser encontradas em cremes ou géis tópicos para passar no local da dor. Se possível, é melhor evitar analgésicos orais, como paracetamol e anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs), devido aos possíveis efeitos colaterais a longo prazo, devendo sempre serem usados com orientação médica, sob supervisão e associando técnicas.
Técnicas de terapia manual podem aliviar a musculatura enrijecida e auxiliar a estimular a circulação e nós estamos prontos para oferecer este serviço completo para você.
Quer saber mais sobre os nossos serviços?
Acesse nossas galerias de fotos com nossos serviços e, se tiver dúvidas, não deixe de entrar em contato conosco 11 4777-9311 ou pelo whatsApp: 11 99935-4370.
www.soniatakara.com.br